Uma raça pacífica e nobre, os barakas são, no entanto, ferozes em defesa dos fracos. Eles são descendentes de gigantes, embora tenham rejeitado a luxúria da conquista dos gigantes. Sua presença imponente esconde a verdadeira força de suas mentes; Os baraka são gigantes no intelecto e também na física.
Uma casa perdida na época
A baraka da cidade de Highwatch foi isolada do resto do mundo durante séculos e contém relíquias e conhecimento inestimável do passado.
Muito firme
Os Baraka aumentaram a resistência a serem atordoados
Uma história de não-violência
Os barakas de Highwatch deram o golpe mais cruel possível ao Império Arquidovico: eles o ignoraram por séculos, enquanto ao mesmo tempo ajudavam os Khirians o máximo que podiam.
História
Os gigantes usaram seu imenso poder para conquistar o mundo. No entanto, o clã baraka seguiu seu próprio caminho e percorreu um caminho mais pacífico na busca de conhecimento. Quando os deuses puniram os gigantes por suas ambições com total aniquilação no Dia do Fogo, eles perdoaram os barakas. Desde então, os hóspedes foram bem-vindos nas terras de muitas outras raças. Os amani tradicionalmente mantiveram distância dos barakas por causa da infeliz história entre amani e gigantes, mas com o novo espírito de amizade promovido pela federação, até mesmo aquelas velhas feridas estão começando a cicatrizar.
O Baraka de hoje
Os Barakas estão na vanguarda das missões exploratórias da federação. Há uma grande necessidade da Ilha da Aurora para a frente do Árgon por seu conhecimento enciclopédico da história e das culturas do mundo e sua propensão a registrar praticamente tudo, e como combatentes, os barakas também são intransponíveis.
Capital: nenhuma
A terra natal dos Baraka foi destruída quando os deuses destruíram os gigantes e todas as suas terras e cidades, enviando muitos barakas para percorrer as terras, estabelecer bibliotecas em ambos os continentes e participar de projetos acadêmicos para o benefício de todos. Enquanto isso, trancado atrás da barreira de tempestade que cercava o North Arun, uma seita de barakas chamada Seekers construiu Highwatch, uma cidade elevada que domina as ruínas de sua primeira casa, Ex Prima.
O Santuário do Esclarecimento demonstra a dedicação do Highwatch à busca do conhecimento, mas os Buscadores também mantêm vigilância constante contra os arquidevas, seus capangas e seus espiões.